O conceito de design universal tem relação direta com o objetivo de "responder às necessidades do presente sem comprometer a habilidade de futuras
gerações de atender às suas próprias necessidades." (Comitê Munidal das Nações Unidas sobre
Ambiente e Desenvolvimento, 1987)
Para isso, a noção de desenvolvimento sustentável implica na eliminação do desperdício dos investimentos públicos com os sistemas de comunicação, de transporte e de uso do ambiente edificado. O design universal pressupõe ainda que diferentes gerações de usuários possam usufruir de um benefício comum no meio urbano. Assim, com maior e crescente acessibilidade ambiental, poderíamos gastar menos com reformas de adaptação dos novos edifícios que hoje ainda são construidos.
O desenvolvimento sustentável pressupõe uma relação de harmonia entre as pessoas, os recursos disponíveis e o meio edificado do passado, do presente e do futuro.
Com o design universal, esta harmonia pode ser estabelecida desde que seja preservada a autonomia das pessoas, estimulada sua participação consciente nas decisões, proporcionadas iguais oportunidades de participação, desenvolvidas as tecnologias necessárias à compensação de deficiências e propiciado o compartilhamento de experiências de pessoas incomuns no todo social.